Polêmica : Provável antecipação da Divisão de Acesso gera Divergência entre os clubes

13.10.17

Antes mesmo de começar, a Divisão de Acesso já está causando Divergências entre os Clubes, isso por que a Federação Gaucha de Futebol (FGF) mandou um e-mail para os Clubes, em forma de consulta, para antecipar a data de Início do Acesso, e encurtando o Campeonato. A sugestão da FGF é que a Divisão de Acesso 2018 comece no dia 04 de fevereiro e termine no final de Abril.  Sugestão essa que acaba causando polêmicas e Divergências no meio do futebol do interior Gaúcho.

A gente entrou em contato com alguns  representantes dos Clubes da Divisão de Acesso sobre essa proposta apresentada pela FGF. De acordo com o presidente do União Frederiquense, Edson Cantarelli, a grande maioria dos clubes são totalmente contra. Conforme Cantarelli, os dirigentes dos clubes do Acesso tem um grupo no Whatsaap e a grande maioria,  é contra antecipar a data do campeonato. Entre os motivos dessa negativa estão: uma pré-temporada prejudicada pelo curto prazo; não ter tempo hábil de adequar os Estádios a normativa 290/2015 que será exigido em 2018, e com isso dificultando a liberação dos mesmos. No caso do União Frederiquense, de acordo com o presidente, em fevereiro o novo Estádio que está sendo construído não estará pronto.  A proposta do União é iniciar a competição no dia 11 de março.  A direção do Inter de Santa Maria  segue a mesma ideia, e não acha viável começar a Divisão de Acesso  no início de fevereiro, pois prejudicaria o planejamento, feito com todo o cuidado, para o Ano que vem.

Em contato com o Presidente de São Gabriel, Roque Hermes, a ideia já é diferente.  De acordo com Hermes, devido a Copa do Mundo em Junho, o Acesso terá que ser antecipado  para encerrar antes da competição Mundial: ” não é o ideal, mas devido as circunstâncias, em detrimento da Copa do Mundo, não há outra alternativa.”  O presidente do São Gabriel que afirmou que vai começar a pre-temporada no dia 08 de janeiro, e que vai montar uma equipe para permanecer na Divisão de Acesso.

Em contato com a FGF para saber os reais motivos dessa provável antecipação, e não só por causa da Copa do Mundo,  tivemos   a explicação de que existe sim a possibilidade de antecipar a Divisão de Acesso porque o Brasileiro Série C começa antes e também podemos ter clube do Acesso na Copa do Brasil.  Isso entra na Preocupação da FGF  sobre Ypiranga ( que disputa a Série C  e o Acesso) e o Pelotas, (que se vencer a Copa Paulo Santana poderá conquistar uma vaga na Série D ou Copa do Brasil).

De acordo com FGF a ideia vai ser apresentada aos dirigentes dos clubes no Congresso Técnico da Divisão de Acesso 2018 que deve acontecer na primeira quinzena de Dezembro.

Foto: FGF 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s