O futebol, a mulher e a ignorância

12/03/18

Já começo este texto pedindo desculpa aos meu leitores, pois sei que como jornalista esportiva a minha função aqui é informar sobre esporte, e sei que vocês esperavam que hoje eu escrevesse sobre a derrota do Inter SM contra o Bagé, mas caros leitores, hoje,  só hoje eu peço licença, e escrevo sobre o quanto ainda é difícil ser uma mulher na beira do Gramado.

Quem me conhece sabe que eu não sou nenhuma feminista, e que nunca reclamei em trabalhar em um meio predominantemente masculino, pois soube ganhar meu espaço,  conquistar o respeito dos meu colegas, direção de clubes, jogadores e de números significativos de torcedores.  Mas indo a jogos fora, ao acompanhar esse ano o Inter SM, me deparo ainda com  muita gente machista, mal educada, e acima de tudo ignorante.

Me deparo com pessoas que ainda não aceitam  ver uma mulher na beira de campo, falando de futebol, entendendo de futebol. Não é só porque eu era de uma rádio de fora, não, é porque eu SOU mulher, sou uma mulher que estou ali, com o microfone e a prancheta na mão, na beira do campo, falando com os jogadores, comentando erros de arbitragem e lances duvidosos. Não foi porque a falta foi à favor do Inter SM, foi simplesmente por eu SER mulher.

Pessoas Ignorantes, que te assediam, que não querem saber se tu deu uma informação correta, mas querem saber como um MULHER está na beira do campo; não gritam  por um erro do time, gritam pedindo teu Instagran; pessoas que chegam exatamente onde tu está, no lado da tela, não para comemorar o gol do seu time, mas para ficar falando ‘ poucas e boas ‘ pra quem está ali  apenas fazendo o seu trabalho.

Não importa se eu estou vestindo calça jeans, saia, bermuda, camiseta, tomara que caia ou burca. Não importa se seu sou loira, morena, magra, gorda, ou gostosa; Não importa minhas qualidades físicas, NADA, exatamente NADA justifica ser tratada com ignorância e falta de respeito.

Já é batido, e já virou clichê: O LUGAR DA MULHER É ONDE ELA QUISER . E eu quero estar exatamente onde estou, na beira do gramado, com o microfone e a prancheta mão, falando com os jogadores, comentando sobre futebol e reportando jogos. Eu sou mulher, e ainda busco conquistar muitas coisas na vida, inclusive mais Respeito, respeito de quem ainda tem a mente pequena, de quem ainda não entendeu que não existe diferença de Gênero, que não existe  trabalho de homem ou de mulher, existe é competência.

Não sou melhor  nem pior do que ninguém, mas sou competente no que eu faço, estudo diariamente para me aperfeiçoar, e estou sempre fazendo o melhor para o meu trabalho. Sou respeitada por muitos tantos, valorizada por mais um montante, mas ainda tem aqueles ignorantes que preferem o assédio e a ofensa, que ainda não entendem o verdadeiro significado de SER MULHER.

Desculpa aos meu leitores por essa forma de desabafo, eu geralmente aumento todo o volume do retorno quando estou na beira do gramado, e na maioria das vezes opto por não ouvir, mas dessa vez não tinha essa opção, então, ouvi tudo E de tudo. Mas isso não me abala, bem pelo contrário, me faz querer cada vez mais ESTAR EXATAMENTE ONDE ESTOU, crescer, evoluir  e ser cada vez melhor, não pelos outros, mas por mim.

Anúncios

2 comentários

  1. Aplausos para você e todas as mulheres, com certeza vocês devem estar aonde quiserem,admiro todas as mulheres batalhadoras independente da posição ou função que ocupam .

    Curtir

  2. Cara Angélica, a falta de educação campeia nos nossos gramados. Sendo mulher então … Imagino o que você deva passar, ou melhor, não imagino, pois como homem não passo por isso, mas compreendo perfeitamente seu desabafo. Parabéns pelo trabalho e pela coragem de enfrentar a turba ignara.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s